Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradutor do Rangel

ptenes
Página inicial > Última Notícias > PROFESSOR DR MARCOS FORTES, PESQUISADOR DO IPCFEX, MINISTRA PALESTRA NA EDIÇÃO 2018 DO SIMPÓSIO DE DIABETES, OBESIDADE E METABOLISMO (SIDOM)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

PROFESSOR DR MARCOS FORTES, PESQUISADOR DO IPCFEX, MINISTRA PALESTRA NA EDIÇÃO 2018 DO SIMPÓSIO DE DIABETES, OBESIDADE E METABOLISMO (SIDOM)

Nos dias 26 e 27 de outubro, o Professor Dr Marcos Fortes, pesquisador do IPCFEx, ministrou uma palestra sobre “Como prescrever exercício físico para o paciente metabólico”, na edição 2018 do Simpósio de Diabetes, Obesidade e Metabolismo (SIDOM), que ocorreu no Windsor Barra Hotel – Barra da Tijuca/RJ, com a chancela da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e com as presenças do Gen Allão, Chefe do CCFEx e militares do IPCFEx.

  • Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 13h16
  • Última atualização em Segunda, 05 de Novembro de 2018, 15h27

Dentro desse tema, a apresentação contemplou o sedentarismo e sua relação com a mortalidade por todas as causas. Dados da literatura sobre o assunto demonstram que cerca de 4% das mortes por todas as causas estão ligadas ao sedentarismo, principalmente se o indivíduo permanece por mais de três horas sentado. Ademais, foi mostrado que a aptidão cardiorrespiratória foi inversamente associada à mortalidade em longo prazo, sem limite superior de benefício observado. A aptidão aeróbia alta foi associada com a maior sobrevida. Outra abordagem importante foi que as análises sugerem uma etiologia genética compartilhada entre a força muscular e o desempenho cognitivo, mostrando os efeitos benéficos do treinamento físico na saúde do cérebro.  Além disso, foi abordada a relação de risco genético para doenças cardiovasculares e força muscular. Aqueles indivíduos com o risco genético para a doença, mas que apresentaram um maior nível de força, tinham um risco muito menor de desenvolver a patologia do que os que apresentaram menor força.  Por fim, foi apresentado um trabalho desenvolvido pelo IPCFEx sobre A associação entre níveis de aptidão física e fatores de risco cardiovascular em militares da EsAO. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página