Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Última Notícias > REVISÃO DO MANUAL DE TREINAMENTO FÍSICO MILITAR
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

REVISÃO DO MANUAL DE TREINAMENTO FÍSICO MILITAR

O Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx) entregará ao Exército Brasileiro, no final de 2020, um novo Manual de Treinamento Físico Militar.

  • Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2019, 09h25
  • Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2019, 12h37

Visando cumprir essa missão, o IPCFEx está realizando estudos experimentais com o objetivo de aprimorar os métodos de treinamento previstos no atual EB20-MC-10.350.

Os referidos estudos englobam protocolos de treinamento cardiopulmonares, neuromusculares e utilitários. Estão sendo pesquisados o treino intervalado de alta intensidade, treinamento neuromuscular em circuito, cross operacional, entre outros.

Para tornar essas pesquisas viáveis, o IPCFEx está contando com o apoio de diversas Organizações Militares, a saber: 1º BPE, DDVM, EsEqEx, BMSA, Bia Estácio de Sá, 2º RCMece e CTDeo.

Os protocolos baseiam-se em avaliações iniciais da aptidão cardiorrespiratória, da regulação autonômica cardíaca, da reativação vagal pós esforço, da composição corporal e da força dinâmica de membros inferiores.

Após as avaliações iniciais, os grupamentos serão submetidos a  diferentes métodos de treinamento, por um período de 08 a 12 semanas.

Após o treinamento os diversos militares serão reavaliados e os resultados obtidos servirão de parâmetros para a atualização do novo manual.

IPCFEx - Ciência para a saúde e operacionalidade

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página