AVALIAÇÕES INICIAIS NOS ALUNOS DA ESPCEX
O Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx) realizou no mês de abril, as avaliações iniciais de componentes de aptidão física dos militares de ambos os sexos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).
Os dados coletados em 40 alunos do sexo feminino e 40 do sexo masculino servirão de base para os projetos de monitoramento da capacidade física dos militares de ambos os sexos da linha de ensino militar bélica, rusticidade e a tríade da mulher atleta, todos previstos na área Capacitação Física do Projeto de Inserção do Sexo Feminino na linha de Ensino Militar Bélica (PISFLEMB).
Os componentes da aptidão física dos alunos da EsPCEx foram avaliados pelos seguintes testes: composição corporal e densidade mineral óssea, força isométrica máxima de membros inferiores, flexão na barra fixa, preensão manual, avaliação da regulação autonômica, flexão de braços sobre o solo e avaliação da capacidade cardiorrespiratória por meio da corrida de 3.000 metros.
No final das avaliações, o Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), Gen Bda Smicelato, e o Diretor do IPCFEx, Ten Cel Vieira Júnior, proferiram uma palestra sobre a importância da inserção do sexo feminino na linha de ensino militar bélica e o adequado desenvolvimento da capacidade física para a operacionalidade independentemente do sexo. Além disso, foi realizado um passeio cultural ao sítio histórico da Fortaleza de São João e visita ao Museu do Desporto do Exército