IPCFEx ministra palestra no Hospital Central do Exército
Rio de Janeiro-RJ - no dia 31 de outubro, o Prof. Dr. Marcos Fortes, Pesquisador da Seção de Saúde e Qualidade de Vida, ministrou palestra no Hospital Central do Exército (HCE) intitulada « A importância da prática do exercício físico nos períodos pré e pós-operatórios da cirurgia bariátrica ».
O público-alvo foi composto de pacientes eleitos para aquele procedimento cirúrgico, sendo abordado que, atualmente, há dados convincentes de que indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica vivem mais do que os controles não cirúrgicos correspondentes.
Na ocasião, foi explicado ao grupo que a literatura apresenta uma redução de 58% no risco relativo de mortalidade geral e uma redução de 59% no risco de morte cardiovascular em pacientes submetidos à cirurgia em comparação com controles após um acompanhamento médio de 3,5 anos.
Ressaltou-se que, embora a cirurgia bariátrica, por si só, tenha um efeito importante, mas potencialmente reversível, sobre a perda de peso e o estado metabólico, especialmente a longo prazo, a adoção de um estilo de vida saudável continua sendo altamente relevante para os pacientes no pré e no pós-operatório. Foi explicado que apesar dos benefícios cardiometabólicos relatados na literatura sobre a cirurgia bariátrica, esta não pode ser considerada uma “bala de prata” para controlar a obesidade ou o diabetes.
Nesse sentido, os programas de exercício físico têm se mostrado uma estratégia eficaz para otimizar a perda de peso em curto prazo após a cirurgia bariátrica e melhorar ainda mais a aptidão cardiorrespiratória e muscular. Em especial, foi explicado que Treinamento Resistido, por não requerer um condicionamento cardiorrespiratório prévio, passa a ser o mais adequado para restrições ortopédicas características desta população.
Assim, o IPCFEx buscou transmitir a informação de que o exercício pode potencialmente sustentar, ou até mesmo aprimorar, os efeitos cardiometabólicos da cirurgia bariátrica, e isso inclui melhorias na sensibilidade à insulina, nos marcadores inflamatórios e na função endotelial. O exercício também pode evitar a perda de massa muscular e óssea, e a funcionalidade que são comumente observadas após a cirurgia bariátrica.
IPCFEx: Ciência para a saúde, a operacionalidade e o desporto militar.