IPCFEx apresenta resultados de monitoramento da saúde para a EsAO
Rio de Janeiro-RJ - no dia 14 de novembro, o Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx), representado pelo Cel Lippert, Chefe da Seção de Saúde e Qualidade de Vida, realizou a palestra de apresentação de resultados referentes à Pesquisa Científica da Capacitação Física (processo) « Monitoramento longitudinal da capacitação física e do estado de saúde dos militares durante a Formação, o Aperfeiçoamento e os Altos Estudos », na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO).
Na oportunidade, cerca de 400 capitães, discentes do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) 2023, compuseram a amostra e receberam as informações das duas avaliações realizadas ao longo do ano de instrução. Os militares puderam verificar os seus parâmetros de saúde e as respectivas alterações ao longo do período, em particular aqueles que apresentaram os fatores de riscos da Síndrome Metabólica.
Na investigação verificou-se que 63% dos oficiais que apresentaram três ou mais fatores de risco para a Síndrome Metabólica na avaliação inicial, reverteram o quadro ao final do período. Esses militares realizaram, além dos exames gerais (antropometria, hemodinâmica, bioquímicos e bioimpedância), atividades realacionadas à melhora das condições de alimentação, por meio de orientação nutricional, bem com avaliação por meio do DXA (absorciometria de raio-X de dupla energia), aparelho padrão-ouro da categoria.
Assim, o IPCFEx buscou compartilhar o conhecimento e fornecer as ferramentas para o restabelecimento da saúde dos capitães, que obtiveram êxito, principalmente, em função da mudança do estilo de vida, auxílio de profissionais, fiel obediência às orientações e, fundamentalmente, pela conscientização de que a prevenção é a melhor estratégia para manter a saúde e o controle de doenças.
IPCFEx: Ciência para a saúde, a operacionalidade e o desporto militar.