IPCFEx tem militar aprovado em Curso de Mestrado
Rio de Janeiro-RJ - no dia 12 de dezembro, o Cap Freitas Costa, Pesquisador da Seção de Apoio à Operacionalidade, realizou a defesa da sua dissertação de Mestrado, intitulada “Avaliação dos fatores de risco para a Tríade da Mulher Atleta na primeira turma de oficiais a ingressar nos estabelecimentos de ensino militar bélico do Exército Brasileiro”, apresentada no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). O orientador do Cap Freitas Costa foi o Prof Doutor Marcos Fortes, do IPCFEx.
A banca avaliadora foi formada pelos Professores Doutores Runer Marson, do IPCFEx, Danielli Mello, da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), e Ana Carolina Leal, do INTO. Após a abordagem e posteriores questionamentos, o Cap Freitas Costa teve sua dissertação aprovada, concluindo com aproveitamento o curso do programa de Pós-graduação stricto sensu (mestrado profissional) em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético.
A pesquisa do oficial tem sido de grande relevância para os estudos das mulheres da Linha do Ensino Militar Bélico, e de grande importância para que o IPCFEx consiga responder e posicionar-se acerca de demandas do Exército Brasileiro, no que tange aos aspectos físicos das militares.
Assim, o IPCFEx busca incentivar o auto-aperfeiçoamento dos seus quadros e solucionar os problemas militares, em sua área de atuação, por meio da formulação de Pesquisas Científicas da Capacitação Física de interesse da Força, com vistas ao desenvolvimento da operacionalidade e da saúde e qualidade de vida.
IPCFEx: Ciência para a saúde, a operacionalidade e o desporto militar.