Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > » Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Segunda, 13 de Março de 2017, 17h22 | Última atualização em Quarta, 10 de Janeiro de 2018, 13h52 | Acessos: 3853

         

"CIÊNCIA PARA A SAÚDE E A OPERACIONALIDADE"

A Origem

           De 1991 a 1997, o então Instituto de Pesquisa da Capacitação Física (IPCF) funcionou como uma Subseção da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), cuja finalidade era desenvolver estudos para entender e melhorar o condicionamento físico dos militares.

            Ao tencionar a ampliação das pesquisas, projetos científicos e o aperfeiçoamento educacional, em 1997, criou-se a Organização Militar, Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx), a contar de 31 de janeiro do ano referenciado, conforme consta na Portaria nº 223, de 23 Abr 98 do então Ministro de Estado do Exército.

        Em 1999, o Instituto dá um grande salto entre a comunidade científico–acadêmica nacional e internacional, ao organizar o primeiro simpósio “Treinamento Físico: Limites para a Saúde e para o Desempenho”, com a presença do renomado Doutor Kenneth Cooper. Participou, ainda, do “XLVI American College of Sports Medicine“ e prosseguiu com o programa de intercâmbio com diversas universidades na área da capacitação física.

 

As Seções

           Sua estrutura técnica e organizacional sofreu mudanças gradativas e, hoje, desfruta de uma divisão de pesquisa subdividida em quatro seções: fisiologia, biomecânica, saúde e qualidade de vida e apoio à pesquisa, cada uma com seus respectivos laboratórios e equipamentos inovadores. Todo este aparato viabilizou o aprimoramento científico da capacitação física das tropas do Exército Brasileiro e estreitou o relacionamento com a comunidade acadêmica nacional e internacional, formalizando acordos junto às instituições de ensino superiores nos níveis de especialização, mestrado e doutorado.

                     

                                     Avaliações nas seções de biomecânica e saúde e qualidade de vida

 

Principais Atividades

            Com uma demanda crescente nas áreas da capacitação física, o IPCFEx proporciona também o suporte científico necessário ao preparo adequado das tropas brasileiras, buscando embasar seus estudos em visões amplas dos problemas apresentados, com uma equipe multidisciplinar de  doutores e mestres nas áreas de Educação Física, Nutrição, Psicologia, Cardiologia, Bioquímica, Fisiatria e Estatística. O Instituto atende com excelência as demandas do Exército, que vão desde a produção de cadernos de instrução e orientações técnicas, até as atividades mais complexas, tais como: revisão do Manual de Treinamento Físico Militar (EB 20-MC-10.350), reformulação do Teste de Avaliação Física (TAF), avaliação das tropas integrantes de Forças de Paz da ONU e militares designados para missões de paz em caráter individual, pesquisas de desempenho físico do combatente com equipamentos militares, prevenção à rabdomiólise, preparação de planos de treinamento,  avaliação nutricional e psicológica para cursos operacionais e Estabelecimentos de Ensino, dentre outras.

Avaliação de tropa integrante da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti

 

 O Projeto de Inserção do Sexo Feminino na Linha de Ensino Militar Bélico

     Desde 2012, o IPCFEx tem sido o responsável pela tarefa capacitação física, que compõe o Projeto de Inserção do Sexo Feminino na Linha de Ensino Militar Bélico (PISFLEMB) do Exército Brasileiro. Em 2017 foram avaliadas as primeiras mulheres a ingressar no Força Terrestre, por intermédio da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e do 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (4º GAC L). O referido Projeto tem o planejamento de acompanhar as próximas 05 turmas dos cursos de formação de Oficiais (CFO) e Sargentos (CFS), na busca de monitorar o desenvolvimento da capacidade física, verificar a influência do perfil físico desenvolvido nas tarefas militares e possível incidência de danos derivados do esforço físico realizado por este segmento.

Avaliação do Projeto de Inserção do Sexo Feminino na Linha de Ensino Militar Bélico (PISFLEMB)

 

Eventos Científicos 

       Além dos estudos em desenvolvimento, o IPCFEx também visa estreitar os laços com a comunidade científica, projetando o nome do Exército e promovendo debates de alto nível sobre assuntos de interesse da Força Terrestre, através da organização de dois grandes eventos anuais, o Simpósio Internacional de Atividades Físicas do Rio de Janeiro e o Simpósio de Rabdomiólise.

10º Simpósio Internacional de Atividades Físicas do Rio de Janeiro (2006)

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página