Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradutor do Rangel

ptenes
Página inicial > Última Notícias > IPCFEx monitora a saúde dos futuros guerreiros de selva
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IPCFEx monitora a saúde dos futuros guerreiros de selva

  • Publicado: Segunda, 16 de Maio de 2022, 10h42
  • Última atualização em Segunda, 16 de Maio de 2022, 13h43

Manaus-AM - entre 9 e 13 de maio, a Seção de Apoio à Operacionalidade do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx) realizou avaliações de oficiais e praças, alunos do Curso de Operações na Selva (COS), categorias « B » e « C », do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).

A principal finalidade do estudo é fornecer subsídios ao Exército e ao CIGS para aumentar a segurança do COS, ao verificar os efeitos das operações em ambiente de Selva, no organismo do militar e prevenir, assim, o risco de rabdomiólise.

As atividades foram realizadas na Base de Instrução Cel Jorge Teixeira (BI 4), onde foram avaliados 84 militares. A pesquisa busca verificar as alterações na composição corporal dos futuros Guerreiros de Selva, em função das diferentes fases do Curso, bem como comparar o nível de água corporal total, mensurado pelo aparelho de bioimpedância InBody, com a densidade de urina.

Desta forma, o IPCFEx se faz presente nos centros de instrução do Exército Brasileiro, cumprindo fielmente a Portaria N 2.002, de 13 de dezembro de 2019, que aprova a Diretriz para o Monitoramento da Saúde do Militar nas atividades de Risco, na Instrução Militar e em Operações no Exército Brasileiro (EB10-D-01.003).

IPCFEx: Ciência para a saúde, a operacionalidade e o desporto militar.

registrado em:
Fim do conteúdo da página