Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradutor do Rangel

ptenes
Página inicial > Última Notícias > IPCFEx finaliza o monitoramento da saúde de Guerreiros de Selva
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IPCFEx finaliza o monitoramento da saúde de Guerreiros de Selva

  • Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 19h00
  • Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2023, 19h00

Manaus-AM - no período de 26 a 30 de junho, o Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx) realizou a etapa final do monitoramento do estado de saúde de oficiais e de praças, alunos dos Cursos de Operações na Selva (COS) Categoria "B" 23/1, para Capitães e Tenentes, e Categoria "C" 23/2, para Subtenentes e Sargentos do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).

A avaliação final teve por objetivo comparar os níveis de força e a composição corporal dos militares, em relação às demais fases do Curso. Foram realizados os testes de preensão manual, de tração escapular e de força de membros inferiores, por meio de dinamômetro analógico, bem como obtidos parâmetros da Massa Gorda, da Massa Livre de Gordura e da água corporal, utilizando aparelho de bioimpedância. Adicionalmente, foi realizada a atualização e aperfeiçoamento do protocolo de monitoramento do estado de saúde, que agrega a cientificidade e a segurança necessárias à melhor execução das atividades, contribuindo para a redução de risco de complicações clínicas durante todas as fases dos COS.

Concluíram a especialização 62 novos "Guerreiros de Selva", incluindo uma militar do sexo feminino, a 3º Sargento de Manutenção de Comunicações Sara Louise Gomes, da turma de 2020 da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), que atualmente serve no 2° Pelotão de Comunicações de Selva, em São Gabriel da Cachoeira (AM), que foi especialmente acompanhada pelo IPCFEx.

Assim, o IPCFEx finaliza o apoio à operacionalidade da Força Terrestre e do Centro de referência internacional, após realizar o acompanhamento dos candidatos nas fases de vida na selva, de técnicas especiais e de operações, em cumprimento ao prescrito na Portaria número 2.002, de 13 de dezembro de 2019, que aprova a Diretriz para o Monitoramento da Saúde do Militar nas Atividades de Risco, na Instrução Militar e em Operações no Exército Brasileiro.

IPCFEx: Ciência para a saúde, a operacionalidade e o desporto militar.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página